Por Gabi Pereira
A Sony World Photography anunciou nesta segunda-feira, 08, os vencedores nas categorias profissional, aberto, estudante e juventude. O uruguaio Pablo Albarenga foi nomeado o Fotógrafo do Ano com a série Seeds of Resistance (Sementes da Resistência), que mostra a situação de povos indígenas na Amazônia como a luta pela preservação do território. As imagens foram capturadas via aérea e revela a forte aliança entre o índio e sua terra.
Tom Oldham, do Reino Unido, ganhou na categoria Fotógrafo Aberto do Ano com a imagem em preto e branco do vocalista da banda de rock alternativo Pixies, Charles Thompson mais conhecido pelo nome artístico Black Francis. A foto foi tirada originalmente para a revista MOJO.
A série Aeiforia, de Ioanna Sakellaraki, ganhou na categoria Estudantes do Ano. A obra da fotógrafa aborda um tema atual e imprescindível, a sustentabilidade. As fotos noturnas de Ioanna retratam painéis solares, turbinas eólicas e fazendas de baterias usadas na ilha de Tilos, na Grécia.
Já na categoria Jovens do Ano venceu o fotógrafo de Taiwan Hsien-Pang Hsieh. Com a foto intitulada “Depressa”, o jovem fotógrafo de 19 anos mostra um artista de rua que aparenta estar andando rápido, mas na verdade está parado.
Outras categorias gerais também foram anunciadas pela Sony World Photography Awards 2020 como Arquitetura, Documentário, Meio Ambiente, Paisagem, Mundo Natural e Vida Selvagem, Retrato, Esporte e Natureza Morta.
Comentários