Por: Willians Rodrigues
O Grande Angular aproveitando o clima de Primavera no ar, falou dessa vez com os pombinhos Maria Teresa e Eduardo Medeiros, um casal que trabalha junto, dividem compromissos, apaixonados pelo que fazem e mais do que isso, um pelo outro!
Isso mesmo ela uma Assistente Social, cursando pós-graduação em fotografia, e apaixonada pelo universo fotográfico e garante: “não foi eu que escolhi a fotografia e ela sim que me escolheu”, assim como nosso amigo Eduardo um fotógrafo com conhecimentos em design gráfico, que galga aperfeiçoar suas atividades, cada vez mais, para que a satisfação do cliente seja garantida.
Tá curioso né? Então vem comigo, bora invadir a trajetória dos nossos entrevistados, eu posso lhe garantir, os cariocas de São João de Mereti estão botando pra quebrar!
São casados há quanto tempo? Como surgiu a ideia de trabalharem juntos? Por quê?
Teresa: Estamos casados desde 2007, mais começamos a namorar em 1998 há exatos 16 anos. Eu fui a primeira a trabalhar como fotógrafa em 2005, pois sempre fui apaixonada por fotografia. Durante esta trajetória comecei a trabalhar com um amigo e meu companheiro de trabalho até os dias de hoje William Ferreira e com ele criamos a WSTA produções, o William como cinegrafista e eu como fotógrafa. Porém não tinha técnica e nem equipamento apropriado, queria me aperfeiçoar e passar um trabalho com maior qualidade para os meus clientes. Com o apoio do Eduardo que me acompanhava nos eventos e observando algumas de minhas dificuldades, em 2012 ele trouxe um panfleto para eu me inscrever e um curso da Grande Angular, conclui o curso e logo em seguida o incentivei a fazer também, já que os trabalhos estavam aumentando e estava precisando de mais um profissional. Assim começamos a trabalhar juntos, sempre percebi no Eduardo um excelente fotógrafo, ele é muito detalhista o que o diferencia de alguns profissionais.
Como é feita a divisão no trabalho de vocês, e como vocês separam trabalho de vida social, é possível fazer essas separações?
Teresa: Nós dois trabalhamos como fotógrafos de eventos. Casamentos, festas infantis, 15 anos, batizados, formaturas, eventos em geral. Até o momento eu sou responsável pela agenda, marcação de visitas, o Eduardo como possui conhecimento e técnica na área de design gráfico é responsável pela arte dos banners, quadros, imãs e dividimos a parte da diagramação dos álbuns. Atualmente iniciei o trabalho com fotos de recém-nascido (Newborn), e estou apaixonada por este trabalho.
Eduardo: Nós não conseguimos separar uma coisa da outra, até mesmo porque interfere em um elemento que é muito importante nos dias de hoje que é a administração do tempo. E por isso a nossa vida social sofre a influência da nossa agenda profissional, fazendo com que tenhamos que nos adaptar a agenda dos eventos e edição dos trabalhos. Mas na nossa relação enquanto casal, temos a consciência de nos reservar momentos juntos com muita qualidade, afim de não deixar o trabalho atrapalhar nosso casamento.
Trabalham em alguma empresa, ou são freelancer? Sozinhos ou juntos ou com alguma equipe, tem um tipo de fotografia preferido? Qual o objetivo profissional do casal?
Eduardo: Nós criamos uma microempresa (através do M.E.I.) só para serviços fotográficos. A Teresa, a nominou, de “Dois Corações Produções Fotográficas”. Mas, antes disso, já trabalhávamos em outra empresa, e ainda hoje temos este vinculo com ela para agregar o serviço de filmagem que esta empresa (WSTA Produções) possui. Ainda também trabalhamos como freelancer para outras empresas.
Eduardo: Nossa meta, em médio prazo, é consolidar a nossa empresa no mercado tornando-a mais conhecida através da entrega de trabalhos com qualidade e personalizados, com diferenciação na forma de fotografar e também no design dos álbuns e de outros serviços que prestamos. Mas, é notório, o encantamento da Teresa pelo trabalho de Newborn… Mas estamos nos aprimorando neste serviço e estudando outras perspectivas com relação a um pequeno estúdio para melhor atender a este tão lindo trabalho e, é claro, também agregar outros tipos de Books.
Quem fez o Curso Grande angular? Por quê? O que tiraram de proveito do conteúdo do curso?Continuam investindo nesta ideia, de que maneira?
Eduardo: Os dois fizeram o curso pela necessidade de aprimoramento da técnica e noções mais abrangentes sobre a fotografia. Com o curso foi possível um conhecimento geral sobre o que é a fotografia e isso faz a diferença para entender a mecânica da coisa… E aí o profissional raciocina o que será preciso para a sua composição ter sucesso. Ajudou-nos na melhor utilização dos equipamentos que temos em mãos, podendo assim criar efeitos e qualidade na imagem na hora da fotografia e não em programas e/ou aplicativos utilizados no mercado. Hoje ainda temos esse vinculo com a “Grande Angular” pelos seus workshops. Esses cursos só valorizam ainda mais, nós dois, como profissionais e isso reflete em maior qualidade em nossos trabalhos e consequentemente no retorno financeiro e pessoal da satisfação dos nossos clientes.
O interesse da fotografia foi despertado por ambos, quando isso ocorreu? Qual a maior experiência que tiveram, e como isso refletiu na vida profissional de vocês!
Eduardo: Como já foi dito anteriormente, a Teresa teve toda a iniciativa e me incentivou a caminhar junto, me trazendo a esse mundo apaixonante que é a fotografia. Para mim, Eduardo, a maior experiência que já tive foi a minha passagem pela “Grande Angular” que mudou totalmente a minha designação profissional, isso com a formação e corroboração da Instrutora e Fotógrafa Marcia Costa. A essas duas, grandes mulheres, minha Esposa Teresa e a minha Mestra Marcia Costa, serei agradecido eternamente pelo profissional que sou hoje.
Teresa: Além da experiência de ter participado do curso Grande Angular como foi citado pelo Eduardo, a minha maior experiência profissional foi aprender as técnicas da fotografia Newborn e ter a oportunidade de registrar este momento único. Meu primeiro bebê foi filho de uma amiga e eu fiquei muito apreensiva como seria estar naquele momento, porém quando peguei ele no colo e vi minha segurança naquele momento, percebi que o dom de fotografar os pequenos já estava em meu coração. Eu amo crianças e isso é sempre citado pelas minhas clientes, que percebem o meu entrosamento com os pequenos, mais fotografar os bebês é algo incondicional, me emociona e tento passar essa emoção em minhas fotos.
Teresa fotografar pra você é…
Teresa: Fotografar para mim é ter a oportunidade de guardar sentimentos em um papel fotográfico. Através das imagens que registramos ver o sorriso de uma cliente o choro de uma mãe ao ver o álbum de seu filho, é algo que não tem preço. Eu digo que não foi eu que escolhi a fotografia e ela sim que me escolheu. Trabalho não só pelo dinheiro, tanto que temos trabalhos para todos os tipos de classe social, trabalho, também, pela emoção de ver os olhos brilhando de um cliente e isso sim é fotografia para mim, registrar momentos únicos!
Eduardo pra você tudo isso faz sentido por que…
Eduardo: Quando eu não era um profissional da fotografia e não possuía os conhecimentos dessa ciência, sinceramente, só pensava em registrar um momento com a única preocupação no enquadramento. Mas quando conhecemos a Arte de Fotografar, tudo muda… É como se, anteriormente, fossemos cegos de nascença e após um processo cirúrgico milagroso, enxergássemos pela primeira vez. E aí vemos uma gama enorme de possibilidades de cores, de formas, de expressões sentimentais, enfim, um novo mundo se revela para nós e isso muda totalmente a nossa forma de interagir com essa novidade. Com isso começamos a nos conectar as coisas ao nosso redor, de uma forma tão apaixonante, que tudo vira um elemento passivo de um registro fotográfico. Tudo isso, pelo prazer de transformar sentimentos, elementos da natureza, elementos urbanos, movimentos em Arte, para contemplação nossa e do público em geral.
É isso aí, e esses foram nossos queridos entrevistados, Teresa e Eduardo, dando um banho de criatividade, profissionalismo e força de vontade, nós da equipe Grande Angular desejamos muito sucesso e muito, mas muito clicks pra vocês, e fazemos questão de lembrar, mérito não se compra,mas se conquista, e o de vocês já está garantido!
Quer saber mais sobre eles? visitem e curtam a página dos nossos entrevistados
Teresa
https://www.facebook.com/teresa.cerqueirafernandes?fref=ts
Eduardo
https://www.facebook.com/edufotoedesign?fref=ts
Confira abaixo alguns dos trabalhos dos nossos entrevistados, espero que tenham curtido, e vistem a nossa página no Facebook, e fique por dentro te duto que está rolando no Curso Grande Angular!
https://www.facebook.com/pages/Curso-Grande-Angular/268840636469822?fref=ts
Mais artigos aqui:
O Jovem Fotógrafo
Nossos alunos de sucesso!
Guto Campos quebrando barreiras e preconceitos com sua fotografia Plus Size
Conheça a magia dos ensaios molhados para gestantes através do trabalho do fotógrafo Renato Leal
A beleza feminina captada pelas lentes de Wallace Felipe
Fotógrafa e mãe
Alunas do Curso Grande Angular fazem estágio em espetáculos de dança
Alunos do GA fotografam Espetáculos de Dança
Comentários