Por Gabi Pereira
Morreu na madrugada de ontem, 30, o fotógrafo brasileiro Sergio Jorge aos 83 anos, de Covid-19. O fotógrafo estava internado há mais de duas semanas no Hospital do Coração, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo próprio filho, o também fotógrafo Sergio Luiz Jorge, em postagem em uma rede social.
Nascido na pequena cidade de Amparo, no interior de São Paulo, Sergio obteve importante carreira no fotojornalismo e também na fotografia publicitária. Com passagens pelas redações dos jornais O Dia, A Gazeta e a Revista Manchete sua carreira ganhou destaque internacional em 1960, após vencer o 1ª Prêmio Esso de Fotojornalismo ao mostrar o desespero de um menino ao ver seu cachorro sendo levado pela carrocinha. A série de imagens foi publicada em 36 jornais e revistas de todo o mundo.
Na década de 1970 atuou como repórter fotográfico da Revista Abril e ajudou a criar o Estúdio Abril, especializado em fotografia editorial e publicitária, responsável pela formação de diversos profissionais.
Sergio Jorge deixa um acervo com mais de 60 mil fotografias fruto de quase seis décadas de carreira. O enterro foi realizado em Amparo, sua cidade natal, em cerimônia reservada à família.
Comentários