Steve McCurry
Por: Claudia D’Elia
Com certeza você já viu essa foto inúmeras vezes durante a sua vida. Trata-se da famosa fotografia ‘Afghan girl’ (menina afegã), do também famoso fotógrafo Steve McCurry. Essa foto foi capa da revista National Geographic e encantou o mundo inteiro, deixando todos impressionados com a menina de feições bonitas e lindos e fortes olhos verdes. McCurry fez esse registro em 1984, em um campo de refugiados no Paquistão, e a jovem, que nunca tinha sido fotografada, logo se tornou um ícone fotográfico, devido à sua beleza e olhar intrigante.
Steve McCurry estudou história e cinema na Pensilvânia, onde trabalhou como fotógrafo, pouco conhecido, durante dois anos. Sua carreira fotojornalística somente decolou quando ele conseguiu, em 1984, entrar no Afeganistão, na época controlado pela Rússia, e fazer uma série de fotografias no acampamento de refugiados de Nasir Bagh (entre elas a famosa ‘menina afegã’). Para passar despercebido em um local com hábitos tão diferentes dos seus, McCurry chegou a usar roupas típicas da região para conseguir fotografar. Assim ele chamava menos atenção e conseguia fazer ótimas imagens, que eram amplamente publicadas pela imprensa internacional. Sua cobertura do conflito foi tão primorosa que ele recebeu a Medalha de Ouro Robert Capa de melhor reportagem fotográfica no exterior. Esse prêmio é dedicado aos fotógrafos com excepcional coragem e iniciativa, qualidades que McCurry teve de sobra nesse trabalho.
Depois desse período no Afeganistão, McCurry continuou a fotografar conflitos internacionais,especializando-se em retratos de pessoas em áreas de guerra e conflitos. Ele fotografou em países como Camboja, Filipinas, Líbano, entre outros, e também fez cobertura fotográfica da guerra Irã-Iraque e da guerra do Golfo. Suas fotos foram publicadas no mundo todo e, frequentemente, na revista National Geographic.
Em 2002, McCurry trouxe nova vida e ainda mais sucesso à sua carreira fotográfica, quando conseguiu reencontrar a famosa ‘menina afegã’, fotografada em 1984.Uma expedição da National Geographic seguiu para a fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão com a missão específica de localizar a ‘menina de olhos verdes’ da foto. A operação foi um sucesso total, encontrando a menina afegã, quando finalmente o mundo soube o seu nome: Sharbat Gula. Toda a história dessa busca e reencontro foi contada na edição de abril de 2002 da National Geographic, quando Sharbat voltou a ser capa da revista. Mas seus olhos, que cativaram o mundo e se tornaram um símbolo da miséria e do sofrimento do povo afegão, infelizmente já não tinham mais o mesmo brilho. Apesar da pouca idade, Sharbat já tinha o rosto bem marcado e olhos e expressão tristes.
|
Sharbat Gula em 1984 e em 2002, fotografada por Steve McCurry
|
Apesar de produzir tantas fotografias ligadas a esse tema, Steve McCurry diz que não se considera um fotógrafo de guerra, mas sim um fotógrafo de pessoas, com o dom de mostrar a realidade humana diante de intensos conflitos: “Se o fotógrafo fizer as pessoas esquecerem a máquina fotográfica, a alma delas aparece na fotografia”.
Se você mora no Rio, você tem a oportunidade imperdível de ver o trabalho desse incrível fotógrafo de perto, em uma exposição que está acontecendo no Centro de Arte Hélio Oiticica, no centro da cidade. A exposição Alma reveladapode ser vista até 25 de novembro. Então corra!
Veja algumas outras fotografias incríveis de Steve McCurry:
As fotos que ilustram esta matéria foram retiradas do blog do fotógrafo. Acesse o link e conheça mais do trabalho de Steve McCurry.
http://stevemccurry.wordpress.com/
Claudia D’Elia começou na fotografia por curiosidade e agora dedica-se por amor, fotografando sempre com muito carinho e esmero. Aplica-se incansavelmente à arte de fotografar, aprendendo mais a cada dia, lendo muito e fotografando cada vez mais. Você pode acompanhar seu trabalho em sua página no Facebook https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia
Comentários