J.R. Duran
Por: Claudia D’Elia
Josep Ruaix Duran, ou J.R. Duran, como é conhecido, é o ‘fotógrafo das celebridades’ e das grandes revistas. Todos sonham ser fotografados por ele um dia, uma vez… O fotógrafo nasceu em Barcelona, na Espanha, mas mora no Brasil desde 1970, em São Paulo, onde montou seu estúdio. Desde 1979 ele fotografa para revistas brasileiras famosas, como Vogue e Elle Brasil, entre outras. Ao mesmo tempo, J.R. Duran desenvolveu fortes trabalhos junto às maiores agências de publicidade do Brasil, fotografando sempre para grandes clientes, como Johnson & Johnson, General Motors, Volkswagen e Souza Cruz, entre outros.
Especialista em retratos, ele já levou para casa sete prêmios Abril de Jornalismo. J.R. Duran também foi capa da edição nacional da Revista Veja, em janeiro de 1988, com o merecido título de “o mago das lentes”.
Por um tempo ele residiu nos EUA, onde também fotografou para grandes empresas.
De volta ao Brasil, fortaleceu ainda mais sua carreira, firmando-se cada vez mais como um fotógrafo conhecido por todos e muito respeitado em seu meio, o ‘queridinho das celebridades’. Vários nomes da cultura nacional ja foram captados pelas suas lentes.
Gabriela Duarte |
Cauã Reymond |
Vitor Belfort |
Taís Araújo |
Além disso, J.R. Duran é considerado um ‘cara de sorte’ pela maioria dos homens brasileiros, pois é ele quem tira a roupa das lindas mulheres brasileiras para fazer ensaios fotográficos nus para a revista masculina mais famosa do país, a Playboy.
Além disso tudo, o fotógrafo também possui vários livros publicados, sendo dois romances policiais e alguns livros de fotografia.
Em seu perfil, em seu site, o próprio fotógrafo se define: “Não tenho biografia porque não gosto de passado. O fotógrafo é como jogador e futebol: é bom, dependendo da última foto. Não tenho arquivo fotográfico que retroceda a mais de 5 anos. Não tenho memória. Mas me lembro que nasci em Barcelona em julho de 1952 e que vim morar no Brasil em janeiro de 1970. Trabalho e trabalhei para todas as revistas de moda deste país: Playboy, Pop, Manequim, Capricho, Claudia, Mais, Nova, Marie-Claire, Vogue, Nova Beleza, VIP, Elle, República. Mencione qualquer uma que eu est(ou)ive lá. Com a revista Playboy tenho uma cumplicidade que em dezembro deste ano fará 20 anos…”.
Claudia D’Elia começou na fotografia por curiosidade e agora dedica-se por amor, fotografando sempre com muito carinho e esmero. Aplica-se incansavelmente à arte de fotografar, aprendendo mais a cada dia, lendo muito e fotografando cada vez mais. Você pode acompanhar seu trabalho em sua página no Facebook https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia
Comentários