Por Nana Tavares
O fotógrafo Ricardo Ghion capturou através de suas lentes um fenômeno natural raro: a bioluminescência brilhando sob a Via Láctea. As fotografias noturnas são extremamente impressionantes e foram feitas nos manguezais de Cananéia, cidade do litoral sul de São Paulo, onde Ricardo mora há 11 meses. Segundo ele, o fenômeno acontece apenas em dias frios, com uma lua minguante e somente quando a água está se movendo.
– Esse local pescadores deixam seus barcos em marinas artesanais. Para fazer essa foto, levei tripé e câmera fotográfica, com água até a cintura para conseguir uma composição mais agradável. A água estava quente, mas a noite fria, e na escuridão total dava para ouvir a respiração dos golfinhos a poucos metros – lembra.
O fotógrafo nos conta que planejou fotografar o acontecimento há 6 anos e para realizar a fotos não demorou mais que uma hora.
– Há 6 anos eu ouço falar, pelos moradores locais, que existia na região o fenômeno da bioluminescência, mas eu nuca tinha conseguido ver ou presenciar, até que um dia eu estava fotografando em noites escuras e com lua minguante a via láctea, percebi que o mar de longe brilhava quando os golfinhos passavam. Foi então que veio a inspiração de fotografar a via láctea e a bioluminescência juntas – disse.
O equipamento usado por ele foi uma Fuji XT3 com lente Samyang 12 mm NCS F 2.0. Para o trabalho de pós-produção Ricardo conta que usa o Lightroom e o Topaz Denoise AI para tirar o ruído das fotos.
Além das paisagens, Ricardo trabalha com fotografia de eventos sociais, faz belos retratos e realiza cursos e workshops.
– Eu gosto muito de fotografar retratos e paisagens. A paisagem recarrega minhas baterias – destaca ele.
Conheça mais o trabalho de Ricardo Ghion através do seu perfil no Instagram @ricardo.ghion
Comentários