Por Gabi Pereira
O que fazer quando o mundo para por causa de uma pandemia? O fotógrafo Américo Nunes teve a ideia de tirar uma foto por dia da esposa, a nutricionista Suelen Araújo, sempre com uma proposta diferente e claro sem sair de casa. O projeto começou quando os dois voltaram da lua de mel e o fotógrafo que é especializado em casamento e eventos corporativos teve que lidar com o cancelamento de eventos com a chegada do vírus no país.
A iniciativa para a criação do projeto surgiu a partir de dois fotógrafos brasileiros: o primeiro do fotógrafo Fernando Schlaepfer, do Rio de Janeiro, com um projeto de autorretrato diário, e o segundo da fotógrafa de Recife, Lara Albuquerque, que trabalha com fotografias no quintal de casa.
Em entrevista para a Huffpost Brasil, Américo revelou que inicialmente era um projeto apenas dele, mas logo na primeira semana a companheira Suelen Araújo passou a sugerir ideias e passaram a pensar juntos diariamente. Para compor as fotografias, o casal de Recife utiliza objetos simples como lanterna de celular, espelho, copo quebrado e monitor de computador.
No início, o fotógrafo pensou que o plano duraria entre 15 a 20 dias, mas o projeto foi se prolongando a partir do momento que o novo coronavírus foi avançando no país. O fotógrafo também contou para a Huffpost que as inspirações para cada foto saem de filmes, séries, músicas, movimento Pop Art e que usar novas técnicas e acessórios também inspiram. E ainda expressou o desejo de ter algumas dessas criações na forma de exposição, publicação ou em trabalho comercial para alcançar ainda mais pessoas.
Comentários