Dicas para fotografar festas infantis

Por: Claudia D’Elia

Eu não costumo fotografar festas, principalmente as de crianças, mas às vezes faço para amigos especiais! Mesmo assim, tenho algumas dicas para fotografar em festinhas infantis, que espero que sejam úteis para vocês:

– não esqueça de levar o flash e pilhas extra. Mesmo de dia, casas de festas não costumam ter boa iluminação, e como crianças correm muito, o flash será fundamental para congelar seus movimentos.

– leve também cartões de memória de reserva. Ninguém pode prever quando um cartão vai parar de funcionar. Mas você não pode parar de fotografar!

– chegue cedo, com antecedência suficiente para fotografar o ambiente ainda vazio e também toda a decoração, mostrando as miudezas, enfeites de mesa, bolo, painel, docinhos, lembrancinhas, tudo! Para essas fotos dos detalhes, uma lente de grande abertura funciona muito bem, proporcionando desfoque no fundo.

02 (1)

– faça fotos posadas do aniversariante com os pais, com os avós etc. antes de a festa começar. Depois é muito difícil conseguir, pois os anfitriões estão recebendo os convidados e nem sempre vão conseguir parar para fotografar.

– procure fazer fotos naturais e espontâneas, que sempre rendem belas recordações, com grandes sorrisos!

– em casa de festas, se possível, “entre” nos brinquedos junto com as crianças, como aqueles tubos e suspensos. Sempre é possível pegar ótimos momentos. Crianças pequenas em piscinas de bolinhas também rendem fotos com ótimas cores e lindos sorrisos!

– se você tiver, leve mais de uma máquina, deixando um tipo de lente em cada uma, assim ficando pronto para qualquer ocasião repentina. Se não tiver, não se preocupe, é perfeitamente possível fazer a cobertura da festa com uma máquina apenas.

01

– lembre-se que hoje em dia todo mundo é também um “fotógrafo”, então a hora dos parabéns será um “momento tenso”! Você não pode perder essas fotos e vai precisar “concorrer” com os convidados fotografando com máquinas, celulares e os temidos e grandões tablets! Arranje um bom lugar para fotografar, bem à frente da mesa, e não tenha vergonha de pedir licença a alguém ou pedir que deem mais espaço para que você possa fazer uma boa cobertura do evento.

– fique com o seu equipamento sempre próximo a você ou guardado com alguém de confiança. Infelizmente já li sobre vários casos de desaparecimento de equipamento em festas. Os coletes ou as bolsas para lentes presas na cintura resolvem isso facilmente.

 – ao terminar a festa, retire o cartão da máquina e guarde em local seguro, como o bolso da roupa, por exemplo. Infelizmente estamos sujeitos a assaltos e, se o equipamento for extraviado (e espero que o seu esteja no seguro!), assim pelo menos o seu trabalho e as lembranças do cliente ficarão salvos!

– por segurança, só delete os arquivos do seu cartão depois que as fotos estiverem editadas e gravadas na mídia em que você vai entregar ao cliente.

Claudia D’Elia é fotógrafa autoral e “amadora”, no mais amplo sentido da palavra. Conheça seu trabalho em https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia