Como fotografar raios?

Por: Marcia Costa

     Quem nunca pensou em fotografar os raios durante uma tempestade? Porém, como fazer, se raios aparecem riscando o céu e desaparecem em questões de segundos?

IMG_8018

3 segundos de exposição, f/22 Iso 100 Foto: Marcia Costa. Todos os direitos reservados a autora

     Neste artigo vão algumas dicas que poderão ajudar neste momento.

     Para início, você deve usar baixas velocidades de obturação para ter tempo de capturar os raios no céu. Como está  com tempo longo de exposição, a câmera deve estar no tripé ou em alguma superfície plana (parapeito de janela, mesa) que a mantenha estabilizada.

     Caso tenha, um cabo disparador vai ajudar,  para evitar o contato com a câmera e causar tremores e borrões na imagem. Não esqueça de desligar o estabilizar de imagem para não haver conflito, já que a câmera está estabilizada.

IMG_8011

7 segundos de exposição, f/22 Iso 100 Foto: Marcia Costa. Todos os direitos reservados a autora

    Não dá para definir uma velocidade exata de obturação, tudo vai depender da luminosidade da cena. Por isso, faça uns cliques para medir a exposição e ache a velocidade ideal para a cena, estas velocidades devem ser baixas mesmo, como 4, 7 até mesmo 20 ou 30 segundos de exposição, às vezes pode ser necessário mais tempo, então conte no modo bulb o tempo necessário,  para não exceder e estourar na exposição.  Tempos mais longos, possibilitam capturar mais de um raio na mesma imagem.

     Utilize Iso baixo e diafragmas mais fechados (f/11 , f/16 ou mais) para melhorar a nitidez.  Faça uso também de objetiva grande angular, assim terá um plano maior de imagem, podendo captar raios em uma área maior.

     Caso esteja fotografando uma tempestade durante o dia e não consiga uma exposição correta devido a muita luminosidade e seu diafragma já estiver todo fechado, um filtro polarizador ou de densidade neutra, por exemplo, ajudará na perda de luz e conseguir uma velocidade de obturação mais baixa.

     Após estes ajustes faça várias fotos, várias mesmo. E, não desamine, você precisará de paciência para conseguir em muitas imagens pegar algumas com raios. Já fiz sequência com mais de 200 imagens e não consegui capturar nenhuma com raio.

Já na sequência de cliques que consegui a foto abaixo, fiz exatos 64 cliques e consegui 11 imagens com raios, porém esta foi a  melhor.

IMG_3503

32 segundos de exposição, f/ 11 Iso 100 Foto: Marcia Costa Todos os direitos reservados a autora

     Mas para conseguir isto, antes de tudo você deve estar em local seguro e protegido, para evitar qualquer incidente com raios muito próximo a você.

    Agora é só aguardar a próxima tempestade de raios, preparar o equipamento e clicar!!!

 

Boas fotos!!!