Por Nana Tavares
Os retratos feitos nos séculos XIX e XX, na chamada Era Vitoriana, mostram adultos e crianças com expressões sérias e melancólicas, com total ausência de sorrisos ou simpatia. Mas qual o motivo de tanta tristeza?
Uma das razões para a seriedade é que era necessário ficar em uma posição imóvel por um certo período, pois as câmeras precisavam de um longo tempo de exposição para capturar a imagem, o que podia variar entre cinco minutos a meia hora imóvel.
Em alguns casos, os fotógrafos usavam suportes para manter o modelo fotografado numa posição em que não se mexesse, caso contrário, a imagem sairia borrada.
Outro motivo para ausência de alegria, era porque naquela época, assim como na pintura, as pessoas ainda acreditavam que o riso era característica de um tolo ou um leviano, como bêbado ou bobo da corte e elas não queriam essa reputação.
– Não há nada mais condenável a ficar para a posteridade do que um sorriso idiota e insensato capturado para a eternidade – afirmou o escritor e humorista norte-americano Mark Twain, no ano de 1913.
Comentários