Por Marcia Costa
Sabe aquele fim de semana que você vai poder ficar em casa ou aquele feriado com nada pra fazer, só descansar? É uma ótima oportunidade para assistir um bom filme, não é mesmo?
E, nada mais legal em poder assistir um filme que tenha como tema a fotografia. Afinal somos fotógrafos!
Separei umas dicas de filmes e documentários sobre o tema, que estão disponíveis no YouTube, para você aproveitar. Prepare a pipoca e bom filme!
Mil vezes boa noite – Drama – 1h57m
Consagrada fotógrafa de guerra, Rebecca (Juliette Binoche), vive um drama entre a profissão e a família, que não suporta mais a rotina arriscada das coberturas dos campos de batalhas e exige mudanças.
O Sal da Terra – Biográfico / história – 1h50m
A trajetória de um dos mais importantes fotógrafos brasileiro. O filme conta o início de seus trabalhos documentais como Serra Pelada, África, êxodo até o grandioso Gênesis.
Clube do Bang Bang / Repórteres de guerra – Drama político – 1h46m
Fotógrafos tem a difícil tarefa de acompanhar os problemas na África do Sul, a fome, miséria e o descaso até as primeiras eleições após o regime do Apartheid. Além dos seus dramas pessoais, o filme retrata a trajetória do fotógrafo Kevin Carter, vencedor do Pulitzer em 1994. Baseado em fatos reais.
Nascidos em bordéis – Documentário 1h25
A fotógrafa Zana Briski, ensina a arte fotográfica para crianças de um bairro de prostituição da Cidade de Calcutá, na Índia, revelando talentos e possibilidades onde só havia miséria. Vencedor do Oscar de melhor documentário de Longa-metragem em 2005.
Abaixando a máquina – Ética e dor no fotojornalismo carioca – Documentário – 1h05
Acompanhando o cotidiano de vários fotojornalistas de jornais do Rio de Janeiro, expondo dilemas, sentimentos e conflitos vividos pelos profissionais, o filme trás questões inerentes à cobertura nos conflitos armados na cidade. Dirigido por Guillermo Planel e Renato de Paula, o filme trás depoimentos de Evandro Teixeira, Marcia Foletto, Domingos Peixoto, entre outros
Abaixando a máquina 2 – no limite da linha / Documentário – 1h30m
O filme de Guillermo Planel discute o impacto dos protestos de 2013 no jornalismo. O crescimento do movimento ativista, o aumento da utilização das redes sociais e mídias alternativas, a grande mídia e o jornalismo tradicional, anteriormente muito sólidos, tornam-se alvos de críticas e dúvidas. Com depoimentos de ativistas, jornalistas e políticos, o filme mostra as transformações sofridas pelo jornalismo.
Fotógrafo de guerra – Documentário-biografia / 1h36m
O filme conta a trajetória de James Natchwey, fotógrafo de guerra que participou de várias coberturas de conflitos nas últimas décadas. O documentário mostra algumas de suas viagens e a forma como fotografava, trazendo questões sociais, miséria e violência.
Espero que tenham gostado das sugestões.
*Marcia Costa: Diretora e professora no Grande Angular. Marcia Costa é Especialista em Artes Visuais, Formada pela UNESA/RJ, onde também formou-se em Fotografia e atua na área há mais de 15 anos. Trabalha como Repórter Fotográfica na Secretaria de Estado de Educação e Ministra as disciplinas de Introdução a Fotografia, Fotojornalismo, Photoshop e Fotodocumentário na Faculdade Pinheiro Guimarães/RJ.
Comentários